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Reporte Final

Os trabalhos relativos a esta ocorrência foram finalizados.

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Informações Gerais


Ocorrência nº: 201701261417337

Classificação: ACIDENTE

Tipo: [LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOO

Data: 19/01/2017 Horário (utc): 15:30h

Cidade: PARATY, RJ, BRA

Aeródromo: SDTK - PARATI - PARATY, RJ, BRA

Local da Ocorrência: MAR

Danos à terceiros: NÃO

Histórico: A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO CAMPO DE MARTE, SP (SBMT), COM DESTINO AO AERÓDROMO DE PARATY, RJ (SDTK), ÀS 13H01MIN (HBV) COM UM PILOTO E QUATRO PASSAGEIROS A BORDO. DURANTE A APROXIMAÇÃO PARA POUSO EM SDTK, EM CONDIÇÕES RESTRITAS DE VISIBILIDADE, A AERONAVE IMPACTOU CONTRA A ÁGUA NA BAÍA DE PARATY. A AERONAVE FICOU DESTRUÍDA. TODOS OS OCUPANTES SOFRERAM LESÕES FATAIS.


Aeronave Envolvida #1


Matrícula: PRSOM

Local da última decolagem: SBMT - CAMPO DE MARTE - SÃO PAULO, SP, BRA

Local do pouso pretendido: SDTK - PARATI - PARATY, RJ, BRA

Categoria de registro: TPP - SERVIÇO AÉREO PRIVADO

Tipo de operação: VOO PRIVADO

Fase de operação: APROXIMAÇÃO FINAL

Danos à aeronave: SUBSTANCIAL

Tipo de Aeronave: AVIÃO

Estado de registro: BRASIL

Ano de fabricação: 2006

Fabricante: HB - HAWKER BEECHCRAFT

Código ICAO do Modelo: BE9L [?]

Modelo: C90GT

Número de série: LJ-1809

Peso máximo de decolagem: 4581,0


POB / Lesões

Quantidade Função Grau
1 TRIPULANTE FATAL
4 PASSAGEIRO FATAL

Informações Adicionais


Características do local: MAR

Aeronave liberada pelo Comando Investigador: NÃO

Cargas perigosas: DESCONHECIDA

Outras cargas: DESCONHECIDA


Fatores Contribuintes

Fator Nível de Contribuição Observações
DESORIENTAÇÃO INDETERMINADO AS CONDIÇÕES DE BAIXA VISIBILIDADE, DE CURVA À BAIXA ALTURA SOBRE A ÁGUA, SOMADAS AO ESTRESSE DO PILOTO E, AINDA, ÀS CONDIÇÕES DOS DESTROÇOS, OS QUAIS NÃO EVIDENCIARAM QUALQUER FALHA QUE PUDESSE TER COMPROMETIDO O DESEMPENHO E/OU A CONTROLABILIDADE DA AERONAVE, INDICAM QUE O PILOTO MUITO PROVAVELMENTE TEVE UMA DESORIENTAÇÃO ESPACIAL QUE ACARRETOU A PERDA DE CONTROLE DA AERONAVE.
ILUSÕES VISUAIS INDETERMINADO AS CONDIÇÕES DE VOO ENFRENTADAS PELO PILOTO FAVORECERAM A OCORRÊNCIA DA ILUSÃO VESTIBULAR POR EXCESSO DE “G” E DA ILUSÃO VISUAL DE TERRENO HOMOGÊNEO. TAIS ILUSÕES PROVAVELMENTE TIVERAM, COMO CONSEQUÊNCIA, A SENSAÇÃO DO PILOTO DE QUE O ÂNGULO DE INCLINAÇÃO ESTAVA SE REDUZINDO E DE QUE ELE SE ENCONTRAVA EM UMA ALTURA ACIMA DA REAL. ESSAS SENSAÇÕES PODEM TER LEVADO O PILOTO A TENTAR CORRIGIR, EQUIVOCADAMENTE, AS CONDIÇÕES AS QUAIS ESTAVA EXPERIMENTANDO. ASSIM, A GRANDE INCLINAÇÃO DE ASAS E O MOVIMENTO EM DESCIDA, OBSERVADOS NO MOMENTO DO IMPACTO DA AERONAVE, PROVAVELMENTE SÃO CONSEQUÊNCIA DOS FENÔMENOS DAS ILUSÕES.
ESTADO EMOCIONAL INDETERMINADO POR MEIO DA ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE VOZ, FALA E LINGUAGEM, FORAM IDENTIFICADAS VARIAÇÕES NO ESTADO EMOCIONAL DO PILOTO QUE EVIDENCIARAM INDÍCIOS DE ESTRESSE NOS MOMENTOS FINAIS DO VOO. O ELEVADO NÍVEL DE ANSIEDADE DO PILOTO PODE TER INFLUENCIADO A SUA DECISÃO DE REALIZAR NOVA TENTATIVA DE APROXIMAÇÃO PARA O POUSO, SOB CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS, E TER CONTRIBUÍDO PARA A SUA DESORIENTAÇÃO.
PROCESSO DECISÓRIO CONTRIBUIU AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS PRESENTES EM SDTK RESULTARAM EM RESTRIÇÕES DE VISIBILIDADE QUE ERAM IMPEDITIVAS AO VOO SOB REGRAS VFR. NESSE CONTEXTO, A REALIZAÇÃO DE DUAS TENTATIVAS DE APROXIMAÇÃO PARA O POUSO DENOTOU UMA INADEQUADA AVALIAÇÃO SOBRE AS CONDIÇÕES MÍNIMAS REQUERIDAS PARA A OPERAÇÃO NO AERÓDROMO.
CULTURA DO GRUPO DE TRABALHO CONTRIBUIU ENTRE OS MEMBROS DO GRUPO DE PILOTOS QUE REALIZAVA VOOS ROTINEIROS PARA A REGIÃO DE PARATY, RJ, HAVIA UMA CULTURA DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DAQUELES QUE OPERAVAM SOB CONDIÇÕES ADVERSAS, EM DETRIMENTO DOS REQUISITOS ESTABELECIDOS PARA A OPERAÇÃO VFR. ESSES VALORES COMPARTILHADOS PROMOVERAM A ADESÃO A PRÁTICAS INFORMAIS E INTERFERIRAM NA PERCEPÇÃO E NA ADEQUADA ANÁLISE DOS RISCOS PRESENTES NA OPERAÇÃO EM SDTK.
CARACTERÍSTICAS DA TAREFA INDETERMINADO AS OPERAÇÕES EM PARATY, RJ, DEMANDAVAM QUE OS PILOTOS SE ADAPTASSEM À ROTINA DOS OPERADORES, O QUE ERA CARACTERÍSTICO DA AVIAÇÃO EXECUTIVA. ALÉM DISSO, ENTRE OS OPERADORES, POSSIVELMENTE POR DESCONHECIMENTO DOS REQUISITOS MÍNIMOS DE OPERAÇÃO EM SDTK, PERDURAVA O RECONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DOS PILOTOS QUE EFETUAVAM O POUSO MESMO EM CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS. EMBORA NÃO HOUVESSE INDÍCIOS DE PRESSÃO EXTERNA POR PARTE DO OPERADOR, ESSAS CARACTERÍSTICAS PRESENTES NA OPERAÇÃO EM PARATY, RJ, PODEM TER FAVORECIDO A PRESSÃO AUTOIMPOSTA POR PARTE DO PILOTO, LEVANDO-O A OPERAR COM MARGENS REDUZIDAS DE SEGURANÇA.
CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS CONTRIBUIU NO MOMENTO DO IMPACTO DA AERONAVE, HAVIA CHUVA COM POTENCIAL DE PRECIPITAÇÃO DA ORDEM DE 25 MM/H, ABRANGENDO A REGIÃO DA BAÍA DE PARATY, E A VISIBILIDADE HORIZONTAL ERA DE 1.500M. TAL VISIBILIDADE HORIZONTAL ESTAVA ABAIXO DA MÍNIMA REQUERIDA PARA OPERAÇÕES DE POUSO E DECOLAGEM SOB VFR. UMA VEZ QUE O AERÓDROMO DE SDTK PERMITIA, UNICAMENTE, OPERAÇÕES SOB REGRAS DE VOO VFR, AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS SE MOSTRARAM IMPEDITIVAS PARA A OPERAÇÃO DENTRO DOS LIMITES MÍNIMOS DE SEGURANÇA REQUERIDOS.

Recomendações de Segurança

Número Data Recomendação Destinatário
A-013/CENIPA/2017 - 01 16/01/2018 Divulgar os ensinamentos advindos da investigação do acidente aeronáutico com a aeronave PR-SOM, no que diz respeito à necessidade do fomento a uma cultura da aviação executiva, em que a observância dos requisitos mínimos de operação sejam valorizados. ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-013/CENIPA/2017 - 02 16/01/2018 Revisar os requisitos existentes a fim de enfatizar, durante a formação do piloto civil, as características e os riscos decorrentes das ilusões e da desorientação espacial para a atividade aérea. ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL

Gerado em 26 Abril 2024 12:45h