Ocorrência nº: 201604061807451
Classificação: ACIDENTE
Tipo: [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | FALHA DO MOTOR EM VOO
Data: 04/04/2016 Horário (utc): 10:14h
Cidade: MACAPÁ, AP, BRA
Aeródromo: FORA DE AERODROMO
Local da Ocorrência: ÁREA RESIDENCIAL NO BAIRRO GOIABAL
Danos à terceiros: NÃO
Histórico: A AERONAVE DECOLOU DO AEROPORTO INTERNACIONAL ALBERTO ALCOLUMBRE, AP (SBMQ), COM DESTINO AO AERÓDROMO DE MONTE DOURADO, PA (SBMD), ÀS 10H10MIN (UTC), A FIM DE TRANSPORTAR CARGA E PESSOAL, COM DOIS PILOTOS E TRÊS PASSAGEIROS A BORDO. DURANTE A DECOLAGEM, ENQUANTO O AVIÃO CRUZAVA, APROXIMADAMENTE, 1.800 PÉS DE ALTITUDE, OCORREU UMA PERDA REPENTINA DE POTÊNCIA COM POSTERIOR APAGAMENTO DO MOTOR. DE ACORDO COM AS DECLARAÇÕES COLHIDAS, FOI TENTADO, SEM ÊXITO, O REACENDIMENTO DO MOTOR. DIANTE DESSA CONDIÇÃO, A AERONAVE FOI CONDUZIDA PARA A REALIZAÇÃO DE UM POUSO FORÇADO EM UM TERRENO NÃO PREPARADO, A CERCA DE 3NM DA CABECEIRA 08 DE SBMQ. APÓS O TOQUE NO SOLO, O AVIÃO PERCORREU CERCA DE 100 METROS ATÉ A PARADA TOTAL E TEVE O TREM DE POUSO DO NARIZ SEPARADO NESSE TRAJETO. A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS. O PILOTO, O COPILOTO E DOIS PASSAGEIROS SAÍRAM ILESOS. UM PASSAGEIRO SOFREU LESÕES LEVES.
Matrícula: PRCRF
Local da última decolagem: SBMQ - ALBERTO ALCOLUMBRE - MACAPÁ, AP, BRA
Local do pouso pretendido: SBMD - MONTE DOURADO - ALMEIRIM, PA, BRA
Categoria de registro: TPX - TRANSPORTE PÚBLICO NÃO REGULAR
Tipo de operação: TÁXI AÉREO
Fase de operação: DECOLAGEM
Danos à aeronave: SUBSTANCIAL
Tipo de Aeronave: AVIÃO
Estado de registro: BRASIL
Ano de fabricação: 2010
Fabricante: C - CESSNA AIRCRAFT
Código ICAO do Modelo: C208 [?]
Modelo: 208B
Número de série: 208B-2227
Peso máximo de decolagem: 3969,0
Quantidade | Função | Grau |
---|---|---|
2 | TRIPULANTE | ILESO |
1 | PASSAGEIRO | LEVE |
2 | PASSAGEIRO | ILESO |
Características do local: Terreno desabitado
Aeronave liberada pelo Comando Investigador: SIM
Cargas perigosas: NENHUMA
Outras cargas: CARGAS FRÁGEIS
Fator | Nível de Contribuição | Observações |
---|---|---|
MANUTENÇÃO DE AERONAVE | CONTRIBUIU | A ANCORAGEM IMPRÓPRIA DO ARAME DE FRENO DO CABO DO IGNITER, TRACIONADO DE FORMA EXCESSIVA, QUE PROVOCOU A DEFORMAÇÃO NA PLACA TRAVA E DEIXOU OS TUBOS DE TRANSFERÊNCIA DE COMBUSTÍVEL LIVRES PARA SE MOVIMENTAR, CARACTERIZOU UMA DEFICIÊNCIA NOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO REALIZADOS NO MOTOR DA AERONAVE E ATUOU COMO FATOR CONTRIBUINTE PARA A OCORRÊNCIA. |
SUPERVISÃO GERENCIAL | CONTRIBUIU | A NÃO IDENTIFICAÇÃO DA ANCORAGEM IMPRÓPRIA DO ARAME DE FRENO DO CABO DO IGNITER, TRACIONADO DE FORMA EXCESSIVA, E DA DEFORMAÇÃO NA PLACA TRAVA, QUE DEIXOU OS TUBOS DE TRANSFERÊNCIA DE COMBUSTÍVEL LIVRES PARA SE MOVIMENTAR, INDICOU QUE A SUPERVISÃO GERENCIAL DAS ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO NÃO FOI ADEQUADA. |
Número | Data | Recomendação | Destinatário |
---|---|---|---|
A-061/CENIPA/2016 - 01 | 07/11/2018 | Atuar junto à TWO Táxi Aéreo Ltda., a fim de assegurar que a execução e a supervisão dos serviços realizados nos motores das aeronaves Cessna 208B por esta empresa estejam de acordo com o estabelecido pelo fabricante do motor, sobretudo no que prevê o CAP 70-00-00 (Standard Practices - Maintenance Practices) do Manual de Manutenção da Pratt & Whitney Canada. | ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL |
A-061/CENIPA/2016 - 02 | 07/11/2018 | Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar as empresas de manutenção aeronáutica e os operadores da aeronave Cessna 208B sobre os riscos decorrentes da não observância do que prevê os manuais de manutenção certificados. | ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL |
A-061/CENIPA/2016 - 03 | 07/11/2018 | Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação no âmbito interno do projeto C-98, bem como entre as Unidades Aéreas operadoras de tal aeronave. | PAMA-LS - PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DE LAGOA SANTA |
Gerado em 24 Abril 2024 23:06h