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Reporte Final

Os trabalhos relativos a esta ocorrência foram finalizados.

Português  


Informações Gerais


Ocorrência nº: 201105236654663

Classificação: ACIDENTE

Tipo: [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | COM PARA-BRISAS / JANELA / PORTA

Data: 23/05/2011 Horário (utc): 10:50h

Cidade: BOA VISTA, RR, BRA

Aeródromo: FORA DE AERODROMO

Local da Ocorrência: BARRA DO VENTO

Danos à terceiros: ***

Histórico: A AERONAVE DECOLOU ÀS 06H05MIN DO AERÓDROMO DE BARRA DO VENTO (SJQK) COM DESTINO AO AERÓDROMO DE BOA VISTA (SBBV), TENDO A BORDO APENAS O PILOTO. LOGO APÓS A ROTAÇÃO, JÁ EM VOO SUSTENTADO, O PILOTO OBSERVOU UMA VIBRAÇÃO ANORMAL NA AERONAVE, JUNTAMENTE COM O ACENDIMENTO DA LUZ “DOOR WARNING” NO PAINEL DE ALARMES. DIANTE DA SITUAÇÃO, O PILOTO OPTOU POR RETORNAR À PISTA, ABORTANDO A DECOLAGEM. ENTRETANTO, AO RETORNAR À PISTA, NÃO CONSEGUIU MANTER A RETA, A AERONAVE SUBIU NOVAMENTE E DERIVOU PARA A DIREITA, SAINDO DA PISTA. O PILOTO APLICOU O REVERSO ANTES DE COLIDIR CONTRA UMA ELEVAÇÃO DE TERRA DISTANTE CERCA DE 50 METROS DO EIXO CENTRAL DA PISTA.


Aeronave Envolvida #1


Matrícula: PTOSG

Local da última decolagem: SJQK - BARRA DO VENTO - BOA VISTA, RR, BRA

Local do pouso pretendido: SBBV - ATLAS BRASIL CANTANHEDE - BOA VISTA, RR, BRA

Categoria de registro: TPP - SERVIÇO AÉREO PRIVADO

Tipo de operação: VOO PRIVADO

Fase de operação: DECOLAGEM

Danos à aeronave: DESTRUÍDA

Tipo de Aeronave: AVIÃO

Estado de registro: BRASIL

Ano de fabricação: 1992

Fabricante: C - CESSNA AIRCRAFT

Código ICAO do Modelo: C208 [?]

Modelo: 208B

Número de série: 208B0300

Peso máximo de decolagem: 3969,0


POB / Lesões

Quantidade Função Grau
1 TRIPULANTE GRAVE

Informações Adicionais


Informação não cadastrada!


Fatores Contribuintes

Fator Nível de Contribuição Observações
APLICAÇÃO DE COMANDOS INDETERMINADO É POSSÍVEL QUE O PILOTO TENHA APLICADO OS COMANDOS DE VOO DE FORMA INADEQUADA, NO MOMENTO EM QUE A AERONAVE RETORNOU À PISTA, IMPOSSIBILITANDO MANTER O EIXO DE DECOLAGEM E DERIVANDO PARA FORA DA PISTA.
INSTRUÇÃO INDETERMINADO É POSSÍVEL QUE O TREINAMENTO DO PILOTO NÃO TENHA SIDO ADEQUADO OU SUFICIENTE, POIS APÓS O ACENDIMENTO DA LUZ DE AVISO E VIBRAÇÃO ANORMAL NA AERONAVE O PILOTO REALIZOU UM PROCEDIMENTO DIFERENTE DO QUE ERA RECOMENDADO PELO FABRICANTE E COLOCOU A AERONAVE EM UMA CONDIÇÃO DE IRREVERSIBILIDADE
JULGAMENTO DE PILOTAGEM CONTRIBUIU APÓS TER RODADO A AERONAVE, O PILOTO OPTOU POR RETORNAR À PISTA EM RAZÃO DO ACENDIMENTO DA LUZ VERMELHA “DOOR WARNING”. NO ENTANTO, CONFORME O FABRICANTE, TAL SITUAÇÃO NÃO EXIGIA UMA AÇÃO TÃO IMEDIATA; AO CONTRÁRIO, O POH ORIENTAVA A CONTINUAÇÃO DO VOO OBSERVANDO PROCEDIMENTOS, CUIDADOS E VELOCIDADES LIMITES PARA CADA TIPO DE ABERTURA DE PORTA EM VOO.

Recomendações de Segurança

Número Data Recomendação Destinatário
A-044/CENIPA/2013-RSV002 27/08/2013 Reavaliar a adequabilidade da condição de transporte de tambores de combustível dentro das aeronaves da Mega Linhas Aéreas. ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-044/CENIPA/2013-RSV001 27/08/2013 Reavaliar o Programa de Treinamento aplicado aos tripulantes da Mega Linhas Aéreas, principalmente no que diz respeito aos abnormal procedures e emergency procedures. ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-044/CENIPA/2013-RSV003 27/08/2013 Divulgar o conteúdo desta investigação aos operadores de C-208. ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL

Gerado em 6 Maio 2024 03:30h