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Reporte Final

Os trabalhos relativos a esta ocorrência foram finalizados.

Português  


Informações Gerais


Ocorrência nº: 201008067561057

Classificação: ACIDENTE

Tipo: [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | FALHA DO MOTOR EM VOO

Data: 06/08/2010 Horário (utc): 20:20h

Cidade: SANTARÉM, PA, BRA

Aeródromo: FORA DE AERODROMO

Local da Ocorrência: PIQUIATUBA

Danos à terceiros: NÃO

Histórico: A AERONAVE DECOLOU DA CABECEIRA 11 DO AERÓDROMO DE PIQUIATUBA, PA (SNCJ), COM DESTINO AO AERÓDROMO DE SANTARÉM /MAESTRO WILSON FONSECA, PA (SBSN) PARA EFETUAR REABASTECIMENTO. APÓS A DECOLAGEM, AO ATINGIR 1.500 FT, O PILOTO OUVIU UM BARULHO NO MOTOR DIREITO E EM SEGUIDA A AERONAVE PERDEU VELOCIDADE. O PILOTO REALIZOU OS PROCEDIMENTOS PREVISTOS E REALIZOU CURVA PARA A ESQUERDA, NO INTUITO DE ALCANÇAR A CABECEIRA OPOSTA, 29, DE SNCJ. COMO NÃO HAVIA ALTURA E VELOCIDADE SUFICIENTES PARA RETORNAR, O PILOTO OPTOU EM REALIZAR UM POUSO FORÇADO EM UMA ÁREA DE PLANTIO, PRÓXIMO À CABECEIRA 29.


Aeronave Envolvida #1


Matrícula: PTRMX

Local da última decolagem: SNCJ - PIQUIATUBA - SANTARÉM, PA, BRA

Local do pouso pretendido: SBSN - MAESTRO WILSON FONSECA - SANTARÉM, PA, BRA

Categoria de registro: TPX - TRANSPORTE PÚBLICO NÃO REGULAR

Tipo de operação: TÁXI AÉREO

Fase de operação: DECOLAGEM

Danos à aeronave: SUBSTANCIAL

Tipo de Aeronave: AVIÃO

Estado de registro: BRASIL

Ano de fabricação: 1982

Fabricante: E - EMBRAER

Código ICAO do Modelo: PA34 [?]

Modelo: EMB-810C

Número de série: 810445

Peso máximo de decolagem: 2073,0


POB / Lesões

Quantidade Função Grau
1 TRIPULANTE ILESO

Informações Adicionais


Informação não cadastrada!


Fatores Contribuintes

Fator Nível de Contribuição Observações
MANUTENÇÃO DE AERONAVE CONTRIBUIU O NÃO CUMPRIMENTO DOS BOLETINS DE SERVIÇO CONTRIBUIU PARA A NÃO DETECÇÃO DA PRESENÇA DE CORROSÃO NO CILINDRO DE NÚMERO 4 DO MOTOR DIREITO, QUE POR SUA VEZ, CONTRIBUIU PARA A FADIGA DAQUELE MATERIAL, CAUSANDO A FRATURA DO MESMO E A CONSEQUENTE FALHA DO MOTOR APÓS A DECOLAGEM.
SUPERVISÃO GERENCIAL CONTRIBUIU O FATO DE A OFICINA DE MANUTENÇÃO PIQUIATUBA TÁXI-AÉREO LTDA. NÃO TER SUPERVISIONADO A REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DA AERONAVE, NO QUE DIZ RESPEITO AO CUMPRIMENTO DOS BOLETINS DE SERVIÇO, DURANTE AS INSPEÇÕES PROGRAMADAS.

Recomendações de Segurança

Número Data Recomendação Destinatário
236/2011 29/08/2011 Adotar mecanismos de divulgação dos ensinamentos colhidos na presente investigação aos operadores de Táxi-Aéreo, alertando quanto aos riscos decorrentes da não observação dos procedimentos de manutenção previstos pelo fabricante. ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
235/D/11 29/08/2011 Prover meios para supervisão dos serviços de manutenção em aeronaves, a fim de garantir que os serviços sejam realizados conforme recomendado no Boletim de Serviço da Teledyne Continental - SB96-12 *Continued Airworthiness Instructions for TCM Cylinders*. PIQUIATUBA - PIQUIATUBA TÁXI AÉREO

Gerado em 29 Março 2024 06:36h