Traduzir para | Translate for | Traducir a:


Reporte Final

Os trabalhos relativos a esta ocorrência foram finalizados.

Português  


Informações Gerais


Ocorrência nº: 200801235808261

Classificação: ACIDENTE

Tipo: [CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSO

Data: 23/01/2008 Horário (utc): 12:30h

Cidade: UBATUBA, SP, BRA

Aeródromo: FORA DE AERODROMO

Local da Ocorrência: SERRA DO MAR

Danos à terceiros: NÃO

Histórico: A AERONAVE DECOLOU, POR VOLTA DAS 11H15MIN (HBV), DO HELIPONTO DE VILA VELHA, EM ANGRA DOS REIS, RJ (SIRX) COM DESTINO AO HELIPONTO CL, EM SÃO JOSE DOS CAMPOS, SP (SDKI). NESSE DESLOCAMENTO A AERONAVE COLIDIU CONTRA O TERRENO NA SERRA DO MAR. APESAR DE TODOS OS ESFORÇOS DE BUSCA, OS DESTROÇOS DO HELICÓPTERO SOMENTE FORAM ENCONTRADOS 18 MESES APÓS O ACIDENTE.


Aeronave Envolvida #1


Matrícula: PPMJV

Local da última decolagem: SIRX - VILA VELHA - ANGRA DOS REIS, RJ, BRA

Local do pouso pretendido: SDKI - CL - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP, BRA

Categoria de registro: TPP - SERVIÇO AÉREO PRIVADO

Tipo de operação: VOO PRIVADO

Fase de operação: CRUZEIRO

Danos à aeronave: DESTRUÍDA

Tipo de Aeronave: HELICÓPTERO

Estado de registro: BRASIL

Ano de fabricação: 2000

Fabricante: EF - EUROCOPTER FRANCE

Código ICAO do Modelo: EC20 [?]

Modelo: EC 120 B

Número de série: 1088

Peso máximo de decolagem: 1715,0


POB / Lesões

Quantidade Função Grau
1 PASSAGEIRO FATAL
1 TRIPULANTE FATAL

Informações Adicionais


Informação não cadastrada!


Fatores Contribuintes

Fator Nível de Contribuição Observações
CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS INDETERMINADO OS DADOS COLETADOS NA INVESTIGAÇÃO, BEM COMO A ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS DE SBST E DA REGIÃO, SUGEREM QUE HAVIA, NO MOMENTO DO ACIDENTE, RESTRIÇÃO DE VISIBILIDADE EM RAZÃO DE NUVENS E NEVOEIROS, EM ESPECIAL NO TOPO DA SERRA, NA ROTA A SER VOADA PELA AERONAVE, O QUE PODE TER SIDO FATOR DETERMINANTE PARA O ACIDENTE.
PLANEJAMENTO DE VOO INDETERMINADO É PROVÁVEL QUE O PILOTO NÃO TENHA PLANEJADO O SEU VOO ADEQUADAMENTE, EM ESPECIAL NO QUE SE REFERE ÀS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS E ÀS ALTERNATIVAS A SEREM SEGUIDAS, CASO O VOO NÃO PUDESSE SER COMPLETADO CONFORME A ROTA PREVISTA.

Recomendações de Segurança

Número Data Recomendação Destinatário
A-028/CENIPA/2013 - RSV 001 30/12/2013 Divulgar o conteúdo do presente relatório durante a realização de seminários, palestras e atividades afins voltadas aos operadores, exploradores e, principalmente, aos proprietários de aeronaves de asas rotativas que atuam como pilotos privados. ANAC - AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL

Gerado em 18 Abril 2024 10:39h